quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oscar 2011


Meus palpites e minhas preferências


Pronto, reativei o blog só para palpitar sobre o Oscar. Na verdade, vou dar duas opiniões: quem eu acho que vai ganhar e quem eu acho que deveria ganhar. Nem sempre uma bate com a outra. E vamos em frente com a previsiologia.


Filme: deve ganhar O Discurso do Rei. Dos 10 concorrentes, 2 estão ali só para fazer figuração: 127 Horas e O Vencedor. 2 têm méritos, mas não têm competência para brigar: Minhas Mães e Meu Pai, e Inverno da Alma. 4 são filmes que verei mais vezes. Interessantes, emocionantes ou provocativos, são filmes para segundas (e terceiras e quartas...) chances: Cisne Negro, A Origem, Toy Story 3 e Bravura Indômita. Mas ainda não são os melhores. Estes são, justamente, os mais "normais". O Discurso do Rei tem a força do trio de atores. Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham-Carter hipnotizam o espectador e fazem valer o ingresso. Mas o melhor filme é A Rede Social. Pelo conjunto, pelo equilíbrio, pelo jogo de maniqueísmo, pelo contar da história.


Ator: deve ganhar o Colin Firth. Merece, mas eu daria o prêmio para o Jeff Bridges novamente.


Atriz: deve ganhar (e merece muito) a Natalie Portman.


Ator Coadjuvante: ninguém tira o prêmio do Christian Bale. Formidável.


Atriz Coadjuvante: deve ganhar a Melissa Leo, mas a melhor atriz coadjuvante nem foi indicada, Mila Kunis (Cisne Negro).


Diretor: deve ganhar o Tom Hooper, pela simpatia que O Discurso do Rei vem colhendo no mercado. Mas eu prefiro o trabalho do David Fincher.


Roteiro Original: deve ganhar A Origem, com muito mérito.


Roteiro Adaptado: deve ganhar A Rede Social. Os outros concorrentes também são muito bons, mas a adaptação de A Rede Social é melhor.


Animação: Toy Story 3 ganha fácil. Filmaço.


Filme Estrangeiro: deve ganhar Em Um Mundo Melhor (Dinamarca). Da lista, eu só vi Biutiful, que não é lá essas coisas.


Fotografia: deve ganhar A Origem, que tem a melhor fotografia não só desse ano, mas de muitos anos.


Edição: deve ganhar A Rede Social, mas a briga é boa. A edição que mais gostei foi de Incontrolável, que nem foi indicado.


Direção de Arte: deve ganhar A Origem, mas, também nessa categoria, a disputa será acirrada. Eu gostei mais da direção de arte do filme que causa menos impacto, O Discurso do Rei.


Figurino: deve ganhar Alice no País das Maravilhas. O filme é meia-boca e exagerado, mas o figurino é primorosamente equilibrado (dentro do que é possível num País das Maravilhas e num filme do Tim Burton).


Maquiagem: deve ganhar O Lobisomem, mas serve qualquer um.


Trilha Sonora Original: deve ganhar A Rede Social, que tem uma trilha ótima. Mas eu gostei mais da trilha de A Origem.


Canção Original: deve ganhar Coming Home, de Country Song. Todas as canções são bem mais ou menos, mas eu ficaria com We Belong Together, de Toy Story 3.


Mixagem de Som: deve ganhar A Origem.


Edição de Som: deve ganhar A Origem.


Efeitos Visuais: deve ganhar A Origem, pela fantástica sensação de sonho.


Documentário de Longa Metragem: deve ganhar Exit Through The Gift Shop, mas vou torcer muito por Lixo Extraordinário.


Documentário de Curta Metragem: deve ganhar Poster Girl, mas os 3 documentários mais badalados nos EUA não foram sequer indicados.


Curta: deve ganhar God of Love, mas aqui tudo é possível. É a categoria com menos diferença de votos entre os indicados.


Curta de Animação: deve ganhar Dia & Noite, que é fantástico. Mas essa também é uma categoria com pouca diferença de votos entre os indicados e tudo pode acontecer.


É isso, vamos ver quantos palpites eu vou acertar. Nos últimos anos, muitos favoritos perderam por mudança de opinião da Academia nas últimas semanas. Se lembram do favoritismo de Avatar? Perdeu. Brokeback Mountain? Perdeu, também. Parafraseando os jogadores de futebol, o Oscar virou uma caixinha de surpresas...

Nenhum comentário: