segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pouso em terra firme


Amor Sem Escalas

E o Jason Reitman conseguiu novamente. Aos poucos, o diretor vai conseguindo fazer as platéias americanas (e as que se parecem com elas) gostarem dos seus filmes com "caras" de europeus. Amor Sem Escalas repete o estilo de filmar que já havia sido sucesso com Juno. E é um filmão. A direção é muito boa, o roteiro é ótimo e o elenco é um espetáculo.

George Clooney é o cara mais legal do cinema. E faz cara de comum. É o James Stewart dos tempos atuais. No filme, ele é um profissional que tem a missão de ir até as empresas para dar a notícia da demissão de seus funcionários. Ou seja, é o cara que faz o trabalho sujo que os executivos das companhias não querem fazer. Como ele é muito requisitado, passa 10 meses do ano viajando, fazendo com que se sinta mais a vontade em aviões e hotéis do que em casa. Isso, lógico, faz com que ele não tenha vínculo com ninguém. Um solitário por opção. Clooney leva o personagem com um misto de cinismo e fragilidade que encanta a platéia. Cada vez mais maduro como ator, George mostra nuances sutis que não haviam nos seus trabalhos anteriores.

Vera Farmiga faz a versão feminina do personagem de Clooney. Quando eles se encontram, fica clara a afinidade entre eles. E essa mulher tão madura e resolvida mexe com o coração do personagem principal.

No meio disso tudo há a personagem de Anna Kendrick. Ela é uma nova funcionária da empresa de Clooney que vai acompanhá-lo nas viagens para entender melhor o negócio. E é essa personagem que provoca as revisões de rumo do roteiro. Suas juventude e inexperiência (no trabalho, na vida, em tudo) abalam as seguranças dos outros.

O elenco de apoio é de primeiro time. Alguns velhos parceiros de Reitman reaparecem (Jason Bateman e J. K. Simmons, por exemplo) e há os pontas de luxo com Sam Elliott e Zach Galifianakis.

Mas não é só o elenco. Roteiro e direção são primorosos. Quando a história parece previsível, o roteiro nos surpreende. Quando a cena parece óbvia, a direção faz com que os sentimentos dos personagens transbordem da tela para a platéia. E quando há a necessidade de uma pontuação extra, a trilha sonora no faz entrar no clima das relações.

Mesmo que o (péssimo) título em português tente nos enganar, Amor Sem Escalas é muito mais que uma história romântica. É sobre opções, decisões, relações e outros ões que podemos achar por aí. Jason Reitman está cada vez mais maduro. George Clooney está cada vez mais maduro. Vera Farmiga e Anna Kendrick estão fantásticas. Embarque nesse vôo com a certeza de que o pouso é bem seguro.

Um comentário:

Guilherme Costa disse...

Adorei este filme. Geralmente os filmes com o Clooney são aqueles que deixam você satisfeito por ter ido ao cinema.

E também achei a tradução do nome do filme horrível. Quando falei bem do filme pros outros até menti, dizendo que tinha esquecido o nome, mas que era o filme do Clooney viajando muito de avião :P