domingo, 14 de fevereiro de 2010

Uivando para a Lua


O Lobisomem

A idéia era homenagear os filmes de terror da década de 40. A referência é O Lobisomem de 1941, com Lon Chaney. Essa intenção é cumprida. Daí a ser um bom filme...

O roteiro respeita a história de 41 e traz a mitologia clássica sobre lobisomens. Mas respeito demais pode atrapalhar. E atrapalha. Falta roteiro, faltam bons diálogos, falta drama. Mas tem suspense e ação em boa quantidade. Não é o suficiente, mas já é alguma coisa.

O elenco está bem. Benício Del Toro é ótimo ator e confirma isso, apesar do corte de cabelo que lembra o Moe dos Três Patetas. Emily Blunt se firma cada vez mais como boa atriz dramática. Hugo Weaving sempre lembra o agente Smith de Matrix, mas faz competentemente o inspetor da Scotland Yard. Cabe a Sir Anthony Hopkins dar a escorregada da turma. Caricato e desinteressado, ele não dá o peso que o patriarca dos Talbots deveria ter. Mas nada disso compromete o filme.

O que compromete é o roteiro fraco e a direção pseudo-estilosa de Joe Johnston. Quando não inventa, vai bem. Foi assim com Querida, Encolhi as Crianças e Jumanji. Quando resolve dar um estilo, escorrega. Podemos ver isso em Rocketeer, Pagemaster - O Mestre da Magia, Jurassic Park III e Mar de Fogo. Bom, ele escorregou de novo. O Lobisomem não é ruim, mas fica bem longe de ser bom. O espectador não entra no clima do filme. Não vibra, não torce, não se interessa. As mortes acontecem, o cara vira lobisomem, a vila quer caçar a fera, o amor tenta salvar tudo e há um final que respeita a lenda. Tudo bem feito, mas sem empolgar. Uma pena...

O Lobisomem tem seu valor de resgate daquele terror clássico esquecido. A figura do monstro repete a estética de 1941. A história é praticamente a mesma. Mas a expectativa é de 2010 e ficamos esperando mais. E chega a ser deprimente a deixa para uma continuação no final. Se esse monstro vai uivar de novo, é melhor caprichar mais.

Um comentário:

Urbano disse...

Putz, quando criança adorava a versão antiga. Acho Joe Johnston bem irregular e lamento que seja dele a direção do Capitão América. Ainda esotu decidindo se vou assistir a este lobo no cinema. Abs!