sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sem pretensão se vai ao longe.


Zumbilândia

A maioria dos filmes ruins fracassa pela pretensão. Querem ser muita coisa e não conseguem. Zumbilândia não é um deles. Não pretende ser nada além de uma diversão sem propósito, sem conteúdo, sem motivos e até sem roteiro. E consegue. Não o tempo todo, mas por um tempo suficiente para gostarmos do filme.

A trama é simples. Quase todos os americanos viraram zumbis. Não interessa o porquê, aceite, viraram, ponto. 4 deles ainda são humanos e tentam chegar a algum lugar (que também não interessa qual nem por qual motivo). Primeiro, somos apresentados ao personagem de Jesse Eisenberg (de Férias Frustradas de Verão), um jovem nerd que tem regras estabelecidas para fugir dos zumbis. A ele se junta o mais novo candidato, pela repetição de papel, a Nicholas Cage (só que bem mais divertido): Woody Harrelson. Ele faz aquele papel de doidão de sempre, o que funciona muito bem neste filme. O filme ganha muito mais graça (em vários sentidos) quando a dupla pilantríssima formada por Emma Stone e Abigail Breslin entra em cena. Emma (de Superbad - É Hoje) é linda e boa atriz. Abigail confirma o talento e o tempo ótimo de comédia já demonstrados em Pequena Miss Sunshine e Três Vezes Amor. A relação das duas duplas garante boas risadas.

Mas é um coadjuvante que rouba a cena e proporciona a melhor sequência do filme: Bill Murray. Ele está impagável na pele de... Bill Murray. Fazendo papel dele mesmo, o velho Murray é muito bom. Aqui, ele é ótimo. E o roteiro (ou quase isso) capricha na história do seu personagem.

E o filme vai assim, na qualidade e na simpatia dos atores. Criando situações para você gostar dos seus personagens. Sem pretensão. E sem pretensão diverte. É uma grande comédia? Não. Mas também não pretendia ser. Ponto para Zumbilândia.

Um comentário:

Felipe Rosa disse...

Concordo em vários aspectos destacados por você sobre o filme, mas discordo quado diz que Zumbilândia não é uma grande comédia. Pode sim não ser uma grande filme (é bom, mas não esplêndido) como é o caso de Ligeiramente Gravidos, que na minha opinião de merda, não só é uma das melhores comédias já feitas mas também um filme fenomenal (digo isso em o menor embasamento tecnico). Mas Zumbilândia é uma comédia engraçadíssima, Tallahassee entrou na minha lista de melhores personagens que já tive o prazer de cruzar por estes caminhos. E é claro, como você bem disse, Bill Murray como Bill Murray rouba a cena (quase o filme) totalmente. Zumbilândia para mim é um sinal de que filmes de mortos-vivos não morrem nunca e se adaptam a qualquer gênero.